Gestão Desenvolvimento Humano – Novembro 2014 – Atual
• Programas de desenvolvimento de lideranças e mobilizadores sociais;
• Desenho de estratégias de comunicação e engajamento de stakeholders (públicos de interesse);
• Facilitação de grupos por meio de práticas de cooperação (Brasil e Caribe);
• Coaching e mentoria para empreendedores de projetos de inovação social.
Gerente de Recursos Humanos – Fevereiro 2011 – Novembro 2014
Global HR Communication Specialist (Short-assignment US) – Fevereiro 2012 – Junho 2012
Supervisor de Recursos Humanos – Junho 2010 – Janeiro 2011
Especialista de Recursos Humanos – Julho 2007 – Junho 2010
• Gestão de equipe multidisciplinar nas plantas na América do Sul, trabalhando com reportes diretos e indiretos;
• Reporte direto à Diretora de RH América do Sul, e indireto para VP Global de Talent Management;
• Short-assignment para sede da AGCO, nos Estados Unidos, em 2012, compartilhando boas práticas com demais regiões da empresa no mundo, acumulando a gestão da área de RH na América do Sul;
• Startup de comunicação, cultura organizacional e programas de relacionamento com a comunidade nas aquisições de cinco novas empresas;
• Perfil generalista no atendimento às demandas de Recursos Humanos dos clientes internos;
• Capacitação de lideranças para competências de feedback, comunicação, gestão de conflitos, diversidade e inclusão, relacionamento com a comunidade;
• Capacitação e coaching dos gestores na implantação e manutenção das práticas regionais e corporativas dos subsistemas de RH;
• Gestão do sistema de comunicação corporativa e eventos;
• Gestão do budget/orçamento (R$2 milhões/ano);
• Gestão do investimento social privado (leis de incentivo, aprox. R$4 milhões/ano) e seleção de projetos;
• Suporte ao desenvolvimento de projetos globais em parceria com áreas globais de Marketing, T.I. e departamentos continentais de RH;
• Elaboração e realização de ações de employer branding;
• Elaboração programas de inovação em RH focados no aprendizado pela experiência: Cara a Cara com o Cliente (visita a concessionários e produtores rurais) e Um Dia na Fábrica (vps e diretores na fábrica);
• Atendimento de cotas e programas de desenvolvimento de aprendizes e PCDs em instituições de aprendizagem + auditorias com Ministério do Trabalho e Emprego;
• Elaboração do Relatório Socioambiental.
Analista de Comunicação Interna – Julho 2005 – Julho 2007
• Reestruturação das ferramentas de comunicação interna (informativos, campanhas, Intranet);
• Desenvolvimento de estratégias e ações para desdobramento do planejamento estratégico do Grupo Doux;
• Contato com a equipe da matriz do Grupo Doux, na França;
• Articulador dos projetos de responsabilidade social e facilitador das ações de origem da matriz global;
• Coordenação de eventos institucionais e culturais para público interno e comunidade;
• Coordenação de ações de conscientização em relação a saúde e segurança ocupacional;
• Implantação do portal corporativo (intranet) e desenho da gestão do conhecimento;
• Desenvolvimento do plano de integração entre unidades;
• Participação no grupo de implantação de ERP Datasul, módulo de Recursos Humanos.
Coordenador de TI – Maio 2001 – Julho 2005
• Consultoria e pré-venda de projetos de implantação de intranets e gestão do conhecimento;
• Coordenação do trabalho de fornecedores de serviços e equipe interna;
• Treinamento de usuários na ferramenta de portal corporativo (intranet);
• Principal projeto: Intranet John Deere Brasil;
• Ações de comunicação e endomarketing;
• Implantação de um jornal eletrônico interno;
• Manutenção do portal corporativo com informações das áreas da empresa;
• Coordenação do grupo de documentação de processos para estudo de viabilidade de implantação de ERP.
Estagiário – Março 2003 – Janeiro 2004
• Apresentação e produção do “Programa do Ouvinte”, atração semanal e ao vivo de uma hora de duração com entrevistas com bandas gaúchas e nacionais de pop rock.
Voluntário – Julho 2016 – Julho 2017
• Aplicação do Jogo Oasis com 150 jovens aprendizes dos cursos de mecânica, marcenaria, serralheria e auxiliar administrativo para a construção coletiva de uma área de lazer, um espaço de jogos e descanso, reativação da biblioteca e produção de evento para crianças em acolhimento institucional;
• Acompanhamento e suporte para a produção de um show de talentos coordenado pelos próprios jovens aprendizes;
• Também ministrei disciplinas de empreendedorismo e autoconhecimento;
• Aplicação de projeto piloto de planejamento de vida e carreira e orientação profissional para jovens aprendizes.
Voluntário – Julho 2007 – Julho 2015
• Ministrei disciplinas de empreendedorismo, liderança, preparação para o trabalho, e teatro;
• Desenvolvimento de atividades de formação de grupo e autoconhecimento.