Julho 2016 – Dezembro 2016
O Hands On Experiences é uma vivência para apoiar pessoas que querem atuar de maneira propositiva na sociedade, por meio da construção de um caminho que contemple os seus propósitos, gere impacto social e ao mesmo tempo seja sustentável financeiramente. Em 2016 o programa aconteceu em três fases ao longo de cinco meses de encontros e atividades, dentro da Fundação Pão dos Pobres em Porto Alegre, proporcionando experiências de autoconhecimento e colaboração que possibilitaram aos participantes empreender a si mesmo e, de forma coletiva, encontrarem soluções de alto impacto para a sociedade.
FASE 1: CONSTRUÇÃO DO GRUPO | Uma imersão de quatro de dias em um local especial . Será o momento da formação do grupo de participantes por meio do reconhecimento de talentos e histórias e desenvolvimento do senso de comunidade, para que o grupo possa apoiar a evolução individual de cada um. Apresentação e exposição de cases para os participantes se conectarem com o cenário do empreendedorismo social no Brasil e no mundo, com a presença de representantes de institutos, aceleradoras e fundos de investimento.
FASE 2: MOBILIZAÇÃO DE REDE | Por meio da utilização do Jogo Oasis, uma tecnologia social de mobilização cidadã, os participantes vão se inserir em uma comunidade, apoiando a realização de sonhos coletivos, conhecendo e se relacionando com pessoas de histórias diferentes das nossas, passando a enxergar o mundo por uma outra lente. Os encontros acontecerão na própria comunidade.
FASE 3: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA | Imersão no método de educação empreendedora da Pulsar, momento em que cada participante poderá transformar os seus desejos, sonhos, habilidades e descobertas da fase anterior do programa em um negócio social que gere impacto e entregue valor para a sociedade. Os encontros acontecerão em um espaço em Porto Alegre.
REDE DE PROFISSIONAIS | Acesso a uma rede de profissionais conectados com a área social, empreendedorismo, desenvolvimento humano e de negócios, para apoiar o desenvolvimento dos participantes.
Carga horária: 260 horas
Com Felipe Denz e PULSAR
Fevereiro 2016 – Março 2016
Co-facilitação do Jogo Oasis realizada em março de 2016 na comunidade de Simpson Bay, na ilha de St. Maarten, no Caribe, como parte da equipe do Oasis Caribe Movement, promoveu o desenvolvimento do espírito comunitário e a realização dos sonhos coletivos com objetivo de integrar a vizinhança para a redução dos índices de criminalidade.
com Kurt Schoop, Ana Maria Pauletta e Hannah Needleman
Novembro 2014 – Atualmente
Facilitação de encontros e workshops em empresas e escolas com objetivo de promover a prática de conversas significativas sobre formação de times, liderança, recursos humanos e práticas de meditação e danças circulares para a integração de equipes e promoção do espírito de cooperação.
2010 – 2014
O “Cara-a-Cara com o Cliente” é um programa de desenvolvimento que possibilita a troca de experiências e o estreitamento da relação entre funcionários da AGCO e os produtores rurais (consumidores finais) e as concessionárias, com visitas realizadas em todo o país. O projeto iniciou em 2010 com mais de 300 participantes. Já em 2011, foram 400 colaboradores que visitaram 30 produtores do Brasil e da Argentina. Desde então o programa se tornou integrante da grade de formações da AGCO University. O trabalho foi finalista do Prêmio ABERJE Região Sul em 2011 e concorreu na seleção nacional.
com Marília Maya e Maria Tereza Gomes
2010 – 2014
O programa “Um dia na fábrica” foi desenvolvido a partir da pesquisa de opinião realizada entre os colaboradores da AGCO em 2010, que indicava o distanciamento entre a gestão da empresa e a realidade das pessoas e processos na manufatura de tratores, colheitadeiras e implementos. Nosso programa se baseou no programa “Undercover Boss”, da rede de TV americana CBS, e adaptou para a realidade e necessidade da AGCO, com foco na interação entre líderes e fábrica, e identificação de investimentos para melhoria de qualidade.
com Marília Maya e Maria Tereza Gomes
2010 – 2014
A estratégia de comunicação do Programa DRIVE da AGCO contou com a criação de um mascote, chamado Zé Veloz, que orientava os colaboradores sobre como poderiam ajudar a atingir os resultados necessários para o negócio. Também foram desenvolvidos “avatares” dos vice-presidentes da empresa, que participaram dos vídeos fazendo a dublagem dos seus personagens. Além dos vídeos, periodicamente foram lançadas revistas em quadrinhos, aproximando os leitores da meta de aceleração de resultados.
com Marília Maya, Luciana Nardi, Agnes Ferrari e agência Happy House
2009 – 2014
Comunicação com o Público Interno: criado em 2009, o Sistema AGCO de Comunicação Interna alinhou o discurso entre as diferentes unidades da empresa na América do Sul e organizou o fluxo de informações voltadas ao público interno. O conceito “Informação que aproxima. Sentimento que une” sustenta as iniciativas e dá rumo à comunicação interna na AGCO. Já os canais de comunicação reforçam o papel do gestor de pessoas através de Reuniões Bom Dia, Reuniões Fique Por Dentro e de informativos impressos e digitais. O trabalho recebeu diversas premiações, entre elas o Prêmio ABERJE região sul e nacional, Top Ser Humano da ABRH-RS e menção honrosa da ADVB Nacional.
com Marília Maya, Luciana Nardi, Agnes Ferrari, Clarissa Daroit, Bruno Castro e Agência Happy House
Maio 2013 – Novembro 2013
Projeto voltado para o público surdo, com o objetivo de desenvolver os integrantes do grupo através do teatro. Desta forma, o projeto SIGNATORES foi selecionado para ser patrocinado pela AGCO, por intermédio da Lei Rouanet. Alinhado à estratégia organizacional de employer branding em que a empresa se dirigia, a equipe apresentou a organização como parceira e apoiadora de projetos inovadores e relevantes para a sociedade, tanto como envolveu os próprios funcionários surdos e ouvintes na construção do resultado.
Como o grupo era apenas para surdos, tivemos a possibilidade de convidar os colaboradores surdos a participarem da própria peça. Após a construção de todo o espetáculo, a empresa teve uma sessão especial para convidar parceiros estratégicos e colaboradores da AGCO América do Sul.
Desta forma, todos os colaboradores surdos do sul do país e seus familiares foram convidados a prestigiar seus colegas e participar de um ambiente de integração e valorização da organização para com eles. Além desta importante presença, gerentes e líderes técnicos participaram do evento e puderam entender e perceber com mais sensibilidade a cultura surda e, assim, melhoraram a qualidade de seu relacionamento com os próprios colaboradores da organização, gerando mais satisfação e rendimento por parte dos empregados.
com Roberta Knijnik e Clarissa Daroit
Janeiro 2013 – Junho 2013
O Projeto Pescar é uma das práticas de responsabilidade social da AGCO que mais emociona funcionários, voluntários, gestores e parceiros da empresa. Nossa missão é valiosa: proporcionar o desenvolvimento profissional e pessoal para jovens em vulnerabilidade social. Missão que nos inspira a sermos melhores pessoas, quando nos envolvemos com as histórias de vida destes jovens, e quando crescemos junto com eles.
Para celebrar os 10 anos do Projeto Pescar na AGCO e exercer ainda mais nosso papel de multiplicador desta importante tecnologia social, realizamos o projeto “10 anos, 10 vidas”, uma série de depoimentos de jovens que passaram pelo Projeto Pescar na AGCO desde a sua implantação em 2003.
São 10 anos de estrada e 10 vidas que apresentaremos por meio de depoimentos. Mas por trás desta homenagem estão centenas de voluntários, dezenas de gestores engajados, e quase 400 jovens formados desde 2003 em quatro unidades da AGCO no Brasil.
Muito mais do que apresentar números impressionantes e percentuais de empregabilidade alcançados pelos jovens após a conclusão do curso, queremos que você sinta as mesmas emoções que vivemos há 10 anos. Assista a série de vídeos e conheça os verdadeiros frutos que colhemos com o Projeto Pescar na AGCO.
com Roberta Knijnik, Clarissa Daroit, Deise Chamoro, Roberta Vieira, Cintia Souza, Bruno Castro, Lucas Rangel Pinto e Cibele Toledo
Março 2012
O relatório socioambiental da AGCO América do Sul 2011 foi intitulado “O grão da vida”, metáfora para convidar o leitor a conhecer as iniciativas e práticas socialmente responsáveis realizadas pela empresa na América do Sul e apresentadas a partir das áreas contempladas pelos indicadores do Instituto Ethos. Destas ações participam muitos outros “grãos”: colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, governo. Tudo permeado pelo compromisso com a transparência e a sustentabilidade nas dimensões social e ambiental. O trabalho final recebeu a Medalha e Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2012.
com Deise Chamorro e agência Design de Maria
2007 – 2014
Gestão do programa de inclusão e capacitação de pessoas com deficiência e conscientização da comunidade, colaboradores e gestores para o tema. Preparação para o trabalho de pessoas com deficiências físicas e intelectuais para atuação em áreas de fábrica e administrativas. Cotas atendidas para auditorias do Ministério do Trabalho e Emprego, tornando a empresa uma referência de boas práticas em inclusão no Rio Grande do Sul. O programa de gestão recebeu o prêmio Top Ser Humano ABRH-RS em 2008 e Prêmio Ser Humano Oswaldo Checcia, da ABRH Nacional. Ainda, dentre as ações destaque estão a adaptação do sistema de comunicação interna para deficientes visuais, que recebeu o Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT) em nível regional e nacional.
com Vanessa Stella, Deise Chamorro, Maurício Oyarzábal Fensterseifer, Cintia Souza, Roberta Vieira
2012 – 2013
Produção dos jovens aprendizes do Projeto Pescar da AGCO desenvolvido de forma integrada entre as quatro unidades da empresa (Canoas, Ibirubá, Mogi das Cruzes e Santa Rosa), envolvendo 120 jovens em nas edições de 2012 e 2013.
com Clarissa Daroit, Bruno Castro, Deise Chamorro, Cintia Souza, Roberta Vieira e agências Happy House e Santo de Casa
2016-2017
Projeto piloto de consultoria para atendimento continuado aos jovens matriculados e egressos dos cursos de aprendizagem Fundação Pão dos Pobres para orientação de vida e carreira e mentoria profissional, realizado por voluntários consultores, profissionais de diversas áreas do mercado, além de coaches, psicólogos e gestores de recursos humanos.
com Danielle Rangel dal Moro, Eduardo Estevam Ayd e Yasmin França
2015 – Atual
Compartilho em blog e palestras a minha experiência como papai, descobertas e desafios dessa nova forma de ver a vida a partir da relação com o Cadu, um menino que me inspira a ser uma pessoa melhor desde o dia em que nos conhecemos, e com a Vitória, uma guerreira de olhos brilhantes que me encanta mais a cada dia.
2017 – Atual
Canal no Youtube para compartilhar dicas sobre empreendedorismo de vidas, carreiras, negócios e projetos coletivos, bem como reflexões sobre comportamento humano, crenças e estratégias necessárias para transformar situações pessoais e profissionais para o estado desejado. Abordagem coaching, life coaching, empreendedorismo, autoconhecimento, meditação, cooperação e mentoring.
2015 – 2017
Palestras e workshops entre outubro de 2015 a novembro de 2017 de forma presencial e online em cidades como Porto Alegre/RS, Santa Cruz/RS, Pantano Grande/RS, Coronel Fabriciano/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR e Pasto/Colômbia, com objetivo de promover a reflexão em jovens do ensino médio sobre a importância de empreender suas vidas e carreiras a partir de seus talentos e propósito de vida e construindo espaços de relações afetuosas entre as pessoas.
com Leonardo Dutra Guedes, Jonathan Felix, Saulo Zumerle Reliquías